Espécies

Sibipiruna

A Sibipiruna florida parece um pé de algodão-doce amarelo, para a diversão dos passarinhos.


Nome popular: Sibipiruna

Nome científico: Caesalpinia pluviosa

Família: Fabaceae

Origem: América do Sul, Brasil

Ciclo de vida: Perene

Folha: Suas folhas são compostas, bipinadas, com folíolos elípticos e verdes. No inverno ocorre uma queda quase total das folhas, que voltam a brotar na primavera.

Crescimento da planta: A sibipiruna é uma árvore semidecídua, de rápido crescimento e florescimento ornamental. Nativa da mata atlântica, ela é uma espécie pioneira ou secundária inicial, ou seja é uma das primeiras espécies a surgir em uma área degradada. Seu porte é alto, podendo atingir de 8 a 25 m de altura. O tronco é cinzento e se torna escamoso com o tempo, seu diâmetro é de 30 a 40 cm. Sua taxa de crescimento fica em 3 metros em 2 anos.

Quando da frutos: julho a setembro.

Frutos: Os frutos que se seguem são do tipo legume, achatados, pretos quando maduros e contêm cerca de 3 a 5 sementes beges, também achatadas, em forma de gota ou elípticas. A dispersão ocorre pela ação do vento.

Quando da flores: A floração ocorre de setembro a novembro

Flores: Inflorescências eretas e cônicas, do tipo espiga e com numerosas flores amarelas que abrem gradativamente da base em direção ao ápice.

Como adubar essa planta: ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 200 gramas de farinha de ossos misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção aplicar adubos orgânicos na projeção da copa.

Como regar essa planta: Regar frequentemente, mas sem encharcamento, para evitar doenças causadas por fungos e bactérias.

Vai em qual clima: Equatorial, Subtropical, Tropical

Nativa de qual clima: Tropical

Aceita poda? - Faça a poda de contenção da planta se houver necessidade, após a floração.

Vai na sombra? - Sol pleno

Altura das mudas: 30 a 60 cm

Atrai pássaros? - Atrai passaros

Formigas matam? - Formigas cortadeiras podem desfolhar a planta quando jovem.

Pragas: Pragas: Psylla sp. (Hemiptera: Psyllidae) Psilídeo de alguns milímetros de comprimento, com a aparência de minúsculas cigarras, que suga constantemente os brotos novos durante a floração da sibipiruna, e liberam uma secreção pegajosa.

Mais informações:

Mais uma espécie nativa da nossa Mata Atlântica, a Sibipiruna, também conhecida popularmente pelos nomes de sibipira, sebipira ou coração-de-negro, é uma espécie de planta da Família Fabaceae e pode ser plantada durante todo o ano, apesar de preferir épocas de chuva. Faz parte da família das leguminosas, porém seu fruto não é comestível.

Sua floração amarela mais parece um pé de algodão doce e atrai diversas aves, deixando os meses de setembro a novembro ainda mais lindos e coloridos.

De origem da América do Sul e acostumada a um clima Tropical, a Sibipiruna pode ser encontrada de Norte a Sul do Brasil e pode viver por mais de 100 anos. Esta espécie de árvore pode atingir de 8 a 25 metros de altura, sendo considerada uma árvore de grande porte e de raízes bem fortes. Já a muda de sibipiruna pode medir de 30 a 60 cm.

Durante o inverno, suas folhas chegam a cair quase em sua totalidade, mas voltam a brotar, verdinhas, quando chega a Primavera.

ONDE EMPREGAMOS A SIBIPIRUNA

A madeira pode ser utilizada na construção civil, através da fabricação de caibros e ripas;

Utilizada na estrutura de móveis;

Árvore de espécie ornamental, a sibipiruna é usada na arborização urbana e também no paisagismo;

Tags

Adote.